Uma semana preenchida…

A semana passada foi uma semana em cheio! Decorreram os workshops da “História do Universo” e as tertúlias no Porto sobre o Projecto Vida em Transição. Confesso que me sinto, e na altura também me senti, abençoada por estar presente nos eventos e pela partilha que estes eventos possibilitam entre seres humanos. Foi muito rico!

10966956_913658735331659_1990077639_n

Durante o fim de semana de workshops tive oportunidade de participar no grupo de Viana do Castelo e no grupo do Porto, dois grupos muitos distintos mas foram dois momentos de aprendizagem fantásticos. A vinda da Jane e do Rod a Portugal foi uma dádiva e a forma como eles nos transmitiram os conhecimentos que têm vindo a adquirir com a sua própria experiência foi fantástica. Não se limitaram a desbobinar uma série de conhecimentos ou informações, deram-nos antes “ferramentas” ou pequenas actividades que podem ajudar a “despertar” nas crianças um sentido para algo maior do que elas próprias (eu senti que se aplica igualmente à criança que existe em mim!). Estas actividades fazem-nos questionar, fazem-nos contemplar, fazem-nos parar e ser por momentos, fazem-nos mergulhar na pura e simples vivência do momento…encontrar nas profundezas do agora quem nós realmente somos. O meu espírito encheu-se de alegria ao pensar no potencial que estes exercícios podem ter nos mais novos. É curioso que no meio disto tudo questiono-me às vezes que autoridade tenho para transmitir algo às gerações futuras. Eu posso transmitir todo o conhecimento que adquiri e posso ainda apontar para mais conhecimento que já foi adquirido pelo Homem ao longo dos séculos, mas no fim resta-nos algo mais valioso do que o conhecimento…a sabedoria…e esta ninguém nos pode ensinar…tem de ser vivida, tem de ser caminhada, experienciada.

No caminho da sabedoria não existem regras, nem métodos, nem caminhos melhores do que os outros…cada um tem o seu processo…e cada processo tem de ser respeitado e amado. As crianças e famílias que vierem ao nosso/meu encontro e vice-versa serão os seres humanos que têm de se cruzar comigo nesses momentos particulares da vida para partilharmos algo mutuamente e depois cada um segue o seu próprio percurso e faz as suas próprias sínteses daquele encontro. Da semana que passou ficou essencialmente gravado em mim a partilha…a partilha entre seres humanos que se cruzaram num dado momento.

10984888_913659418664924_985629699_n

Todos os dias agradeço a oportunidade que me é dada para continuar a poder partilhar mais momentos comigo, com os outros, com a natureza, com os animais, com o universo…no fundo com o Todo!

Ana Fonseca

One Reply to “Uma semana preenchida…”

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *