A verdadeira Meditação não é um escape, mas uma prática para uma vida desperta e livre…

Quando me comecei a interessar sobre meditação, há cerca de 7 anos, não fazia bem ideia do que era! Tinha uma vaga ideia de um Buda sentado a meditar, mas desconhecia o seu propósito e todo o seu potencial. O meu primeiro contacto foi um retiro de 10 dias de meditação Vipassana em silêncio, que revelou ser muito mais do que eu esperava. Nos dias seguintes, sentia-me mais vivo e muito atento a tudo. Nunca tinha experienciado tanto foco e atenção na minha vida, era como se de repente tudo fosse muito mais intenso. Mas como não mantive a prática, aos poucos as tarefas e distrações do dia a dia foram contribuindo para o desvanecer desse estado tão real e desperto…

11046750_452851948198107_2830433522043760596_o

Entretanto, depois de conhecer o Projecto Vida Desperta e fazer um retiro de fim de semana com o Pete, apercebi-me pela primeira vez no final do retiro, de um silêncio interno na minha mente. Este silêncio era muito cativante, fez-me entrar em contacto com algo mais profundo em mim e sentir uma imensa paz. À medida que fui lendo e explorando mais sobre a meditação, que até então para mim estava associada ao Budismo, foi crescendo em mim uma ideia de que a libertação de todos os desafios e tribulações da vida iria, mais cedo ou mais tarde, requerer que eu abandonasse essa mesma vida e tudo o que possuía de material, para seguir um caminho espiritual no Oriente…

10406900_451424795007489_2843300978864794297_n

O contacto com uma perspectiva da Vida mais abrangente e positiva, daquela que a nossa sociedade e cultura nos ensina, não só me deu um forte impulso para transformar radicalmente a minha vida, como também me tem permitido aprofundar o conhecimento de quem realmente sou! A meditação para mim é hoje uma âncora, um porto seguro e um farol que alumia o meu caminho, independentemente da intensidade das intempéries que fazem parte da Vida. Quanto mais sério é o compromisso que assumo e mantenho com a meditação, mais profundo é o meu entendimento da Vida, nas suas mais variadas expressões. A sua prática regular e uma forte intenção para ver as coisas tal como elas são, ajuda-me a ver melhor o que me motiva em cada acção ou resposta, e é esta clareza que, em última instância, me permite mudar os hábitos repetidos ao longo de uma vida.

390099_311985428931761_70037156_n

Hoje, e cada vez mais, a meditação permite-me entrar em contacto com uma parte de mim que já é livre, que nunca poderá ser magoada, que não tem medo e que está e estará sempre em paz! Ao mesmo tempo, sinto cada vez mais um impulso para agir, e não fugir da Vida. Para expressar com confiança o que já sei ser real na minha experiência, sabendo ao mesmo tempo que não sou perfeito e que nunca o serei. Mas aceito cada vez mais esta eterna imperfeição, pois é o que abre espaço para uma infinita transformação e evolução…

10295522_1582865461938845_2759242040876741798_o

Estou em processo de criação de um novo curso on-line sobre meditação e auto-questionamento, para todos aqueles que, tal como eu, sentem uma sede de explorar a sua verdadeira identidade. Será indicado para pessoas com diferentes experiências e abordagens à meditação, por isso se tiverem interesse estejam atentos, pois em breve vos trarei novidades 🙂 Mas antes, irei fazer um Retiro de 10 dias de Meditação, Mindfulness e Não-Dualidade, com o Pete na Avidanja, que recomendo vivamente!

Ricardo

2 thoughts on “A verdadeira Meditação não é um escape, mas uma prática para uma vida desperta e livre…

  1. jorge pedro de oliveira sousa

    ola boa noite. deixo aqui o meu nome e e-mail para que assim seja possível receber informações detalhadas de como posso iniciar a pratica de meditação e budismo em Portugal. infelizmente me encontro fora do território nacional por motivos profissionais. na minha volta a lisboa no próximo mês de dezembro, tenho como objetivo dar uma pausa na minha vida turbulenta que tenho tido estes últimos 10 anos( no mínimo ), necessito de um pouco de paz e resolução de certos problemas internos que se vêm a arrastar já faz imenso tempo. Aguardo a vossa colaboração.

    um bem haja.
    Jorge sousa.

  2. Ricardo Gonçalves Post author

    Olá Jorge!

    É bom saber que pretendes dedicar mais do teu tempo à meditação e a explorar dentro de ti! Eu não estou ligado ao budismo, apesar de reconhecer imenso valor nos seus ensinamentos. Se tiveres interesse em saber mais sobre meditação, como referi no post estou a preparar um curso on-line sobre meditação e auto-questionamento, que poderás frequentar via Skype. Vai seguindo a nossa página, pois em breve irei colocar mais informações. Se o teu desejo for mesmo seguir a corrente do budismo, então sugiro que procures a UBP em Lisboa.

    Abraço e espero ouvir-te em breve,
    Ricardo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *