Testemunhos dos cursos online

Aqui ficam alguns testemunhos de pessoas que já realizaram um dos nossos cursos online…

10872842_415828855233750_2275653571567022048_o

 

“Eu fiquei muito contente com o curso do Ricardo. Éramos um grupo pequeno de 4-5 pessoas, o que facilitou o processo de perguntas e respostas. A transmissão do Ricardo foi muito autêntica e simples, considerando a diversidade das nossas experiências. Também agradeço ao Ricardo por estar atento a que ninguém se sinta perdido ao longo do caminho. Sendo estrangeira, o idioma não foi um problema aqui. Gostei da meditação no início de cada sessão. Até fiquei surpreendida pelo alto nível de conexão entre nós neste momento, apesar do encontro ser apenas «on line». A minha motivação pelo curso era precisamente aprender mais sobre a atenção livre, sendo que aspiro a libertar-me da tendência a controlar tudo. E encontrei no curso a possibilidade de um maior entendimento, quanto à continuação da minha prática. O curso foi estimulante +++ pela minha prática. Agradeço ao Ricardo pela sua disponibilidade e bondade. Posso encorajar quem seja motivado pela meditação, o curso do Ricardo é de alta qualidade :-)”

Sónia Bruce, Portimão

“Fiquei positivamente surpreendido pela abordagem do Ricardo, que foi muito simples e clara… a melhor de todas as que já conheci ao longo de vários anos de pesquisa…. a prática + regular validará esta minha primeira impressão… estou a ouvir de novo as gravações e de novo a continuar a ser surpreendido! Muito obrigado e grato a todos os que participaram! Recomendo muito estas gravações a todas as pessoas novas que estiverem interessadas!”

Victor Fróis, Rio Maior

Podia ser um testemunho com muito para partilhar, muito para contar. Não o sou, porque faltou o compromisso, que é um pilar essencial nesta construção de nós mesmos. Outras coisas se revelaram mais importantes para mim durante este tempo em que estive com o Ricardo e o resto do grupo a fazer o Curso Online de Meditação. Sinto, ao mesmo tempo, que é uma falta de maturidade e consciência. Quando falo de compromisso, falo de um compromisso diário e constante. Falo do desafio, da sugestão que o Ricardo nos deu e que em tanto nos inspirou. Quem abraçar o desafio, estará a construir, com certeza, um pilar. Um pilar que é diferente para cada um de nós. No entanto, apesar de eu não o ter abraçado tão bem como sei, deu-me imenso espaço para o fazer quando estiver preparada ou quando se revelar ainda mais importante. O cuidado que o Ricardo teve em gravar as sessões e partilhá-las connosco é, para mim, o mais importante, porque são um verdadeiro tesouro. São conversas muito ricas em perguntas e respostas construtivas, onde cada um dá um pouco de si e todos recebemos sempre algo. Algo novo, algo velho, algo resolvido, algo por resolver. E surgem ainda mais questões. E não estamos sozinhos! Aquela filosofia que tantos chamam de inútil, porque não há respostas certas, faz muita falta. E talvez seja inútil, mas somos muitos com as mesmas perguntas. E isso revela algo. Como partilhei com todos no início do curso, pretendo aprender esta prática tão valiosa de meditar e trazê-la para a minha vida, porque quero descobrir quem sou, mas também quero descobrir quem não sou ou quem não sou apenas.  Antes do curso, a vida, a experiência deu-me uma sensação muito profunda de que não sou apenas o meu corpo, não sou só o meu nome, o meu sexo, a minha história. Durante o curso, percebi que também não sou só a mente e experienciei vagamente um silêncio muito agradável. Não me foi aberta apenas uma porta, foi-me aberta a casa inteira. A minha casa. EU. Quero explorar cada recanto e sinto que esta vida pode não ser suficiente.” 

Márcia Fernandes, Valença

“O formato do curso Meditação como prática para a Evolução é muito interessante, na medida em que apesar do afastamento físico, se sente uma proximidade reconfortante com todos os participantes. O Ricardo foi sempre muito esclarecedor e prestativo, o que revela um nível elevado de experiência pessoal. Dito isto, sinto confiança no que nos transmitiu, pois considero que o Ricardo fez um trabalho sério.”

Rui Ferreira, Lisboa

Nestas cinco semanas de curso de meditação com o Ricardo, para mim, foram muito interessantes, esclarecedoras, mas também desafiadoras. Acho que comecei de forma tranquila e terminei de forma muito agitada, mas compreendi que, se desejo que surja em mim, transformação e saber “Quem SOU”, esta agitação será uma grande oportunidade, para simplesmente SER…. muito obrigada pela oportunidade que me foi proporcionada. Até breve! ABRAÇO”

Elisabete Oliveira, Rio Tinto

“Na sua essência, este curso deu-me um conjunto de ferramentas que me permitiram conhecer-me melhor, entender de forma mais clara as minhas reacções no dia-a-dia, a maneira de contornar comportamentos negativos em mim  e sobretudo ter mais clara e presente que intenção tenho eu para a minha vida. Este curso permitiu-me perceber a existência e força do meu Eu mais profundo e mostrou-me que viver a minha verdade é possível e não se trata de um simples acto de egoísmo. Quem sou eu? Para onde vou? O quero? Responder a tudo isto de uma forma consciente e descobrir-me e redescobrir-me vezes e vezes sem conta.”

Susana Teixeira, Alfena

“O curso surgiu na continuação de um retiro de 7 dias na Avidanja, na esperança de ser uma oportunidade para continuar um caminho de desenvolvimento espiritual mesmo a distância de Portugal. Trabalho e vivo fora do país, num ambiente onde é difícil encontrar pessoas com quem partilhar as minhas inquietações e fazer um caminho espiritual em conjunto e acompanhado. O curso superou as minhas expectativas. Não só abriu-me horizontes para perspectivas e dimensões do meu ser que nunca havia considerado, como constituiu um meio de conhecer e partilhar as minhas experiências com outras pessoas interessadas em realizar um percurso de auto-conhecimento e evolução espiritual. Foi uma experiência extraordinária, que recomendo e voltaria a repetir!

Cristina Santos, Angola

“Este curso surgiu-me enquanto enfrento os maiores desafios da minha vida. Surgiu a pergunta “Quem sou eu, e o que faço aqui?”. Na procura de respostas, os caminhos levaram-me até ao projeto “Vida em Transição” do Ricardo e da Teresa. Duas pessoas extraordinárias,  que me fizeram viajar dentro do meu ser. Que me fizeram abanar como uma árvore. Tudo o que é acessório cai, fica apenas a essência. Essência que sempre cá esteve, mas que ao longo da vida vamos colocando camadas, e camadas, e mais camadas, até que a deixamos de sentir. Então é como se voltássemos a renascer. Foi que o este curso significou para mim: Renascer! Quero agradecer ao Ricardo, á Teresa e a todos os outros meus amigos que fizeram esta viagem comigo. Já não me lembrava do sabor da generosidade, da amizade, da simplicidade, da união. Somos todos um!”

Óscar Soares, Santa Maria da Feira

“Nascimento para a Vida – Foi um curso de encontro connosco mesmos, de “Nascimento para a Vida”, onde a Teresa e o Ricardo nos guiaram a um maior conhecimento de “Nós” até à nossa essência. É fantástico e renovador que durante a labuta semanal haja um dia de encontro e aprendizagem, onde nos dedicamos à Nossa Evolução enquanto Ser, proporcionando-nos mudanças conscientes. Saber que Outros também procuram este caminho, faz-me sentir Unicidade com Eles. A Teresa e o Ricardo foram e são empolgantes e inspiradores na partilha de conhecimentos e experiências, tornando a manifestação do “EU” e consequentemente de um “NÓS” mais elevado. Sou Grata a ambos. Voltaria a fazer este curso e recomendo a quem se procure, a quem se quer conhecer e transformar.”
Ângela Lucas, Castelo Branco
”Foram 3 meses fantásticos de contemplação e questionamento! Eu já tinha algum “background” do contexto (tinha lido o livro do Andrew Cohen e passado algum tempo na Quinta da Mizarela), mas mesmo assim o conteúdo das sessões foi fresco e novo para mim. O facto de ser o primeiro curso deste género em português é fantástico porque normalmente estava habituada a falar sobre espiritualidade em inglês. Se me perguntarem do que gostei mais no curso foi de observar o processo… o processo evolutivo em cada um de nós, incluindo o Ricardo e a Teresa. As sessões eram sempre pautadas com contemplação, com conversas profundas…. e uma pitada de desafios para a semana seguinte. A cereja no topo do bolo foi a reunião em casa do Ricardo, da Teresa e do Miguel. Foi o culminar de 3 meses reunidos nesta aventura… uma explosão de energia, de amor, de partilha, de à vontade que me surpreendeu. Encontrei um grupo de pessoas interessadas nas mesmas coisas que eu!”
Ana Fonseca, Porto

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *