Um fim-de-semana transformador

01-12-2017

No passado fim-de-semana recebemos a visita e ajuda de 6 fantásticas mulheres, que vieram da zona da grande Lisboa para juntos limparmos os destroços do incêndio do dia 15 de Outubro. Desde este dia marcante, que nunca esqueceremos, ainda não tínhamos dedicado grande tempo nem energia para fazer esta limpeza, mas com esta maravilhosa equipa foi tudo mais fácil e rápido.

No Sábado dedicamo-nos a limpar o que restou do nosso abrigo (de materiais, ferramentas e utensílios, do nosso delicioso sumo de uva, etc.), bem como da nossa casa de banho seca e chuveiro exteriores. Foi como que um Morrer para o Velho, dando mais espaço para algo de novo poder crescer.

Por vezes lá encontrávamos algo que já não nos lembrávamos que tínhamos perdido, e ora nos sentíamos tristes e emocionados, com a lembrança dos fogos ainda bem presente, ora nos divertíamos com a capacidade transformadora do fogo com o seu alquímico calor.

O espírito esteve sempre elevado e a alegria e boa disposição foram uma constante. Isso foi sem dúvida do melhor que partilhamos neste fim-de-semana, pois trouxe cor e alegria a um cenário ainda tão negro. Criatividade também não faltou, bem como uma incansável vontade de transformar este espaço e torná-lo de novo mais belo.

Depois de um dia bem cansativo estávamos todos maravilhados com a fantástica limpeza do terreno!

E muito satisfeitos por termos recolhido todos os destroços...

E no Domingo, resolvemos dedicar-nos ao outro lado da vida, o Renascer das Cinzas, ao cortarmos algumas silvas que resistiram ao fogo e ao semearmos bolotas para que novos carvalhos e sobreiros possam crescer.

O Miguel e a Clara acompanharam cada etapa do processo e também eles ajudaram...

No Domingo o Sol apareceu em força o que nos permitiu comer o almoço no pátio. A alimentação vegetariana foi excelente, com uma saudável disputa entre os cozinheiros (os 2 anfitriões), em duas tentativas bem sucedidas de prendar as nossas Fadas da Terra pelo seu heróico esforço!

Depois desta aventura, a recém formada equipa passou a ser designada por "Comissão de Melhoramentos, de Esculca para o Mundo!"

Estamos profundamente gratos à Sofia Fonseca e ao seu incansável apoio, com a primeira iniciativa de voluntariado através do EcoLife Experience, bem como à Alexandra, Carol, Lília, Luísa e Marta! Vocês foram todas extraordinárias, num fim-de-semana em que o tempo parou e onde nos sentimos todos muito próximos, ficando também com vontade de viver uma nova experiência um dia...

Um abraço forte com gratidão e até breve,

Ricardo, Teresa. Miguel e Clara